Conversas do "Bandido" ou "Cantadas"...

1999


Trabalho do meu ilustre amigo e jornalista Visconde de Don “Mi-Burro” sobre dicas de “playboys” e “playgirls” que sonham com “Aquilo que o Morro Não Tem” e são vítimas da sua “curiosidade” na Net em geral e no Facebook, em particular. Muitos (as) têm caído na conversa “do bandido” ou “cantadas”…
Este trabalho foi feito em 60 dias, através de entrevistas diretas e telefónicas, a 300 pessoas.Curiosamente, eram os entrevistados (as) a fazerem a primeira pergunta: “Será que a Internet e sobretudo o Facebook seja mais perigoso para os incautos (as) do que por exemplo um anúncio num jornal, ou numa agência qualificada em encontrar amigos, namoro, amizade, etc?”.A resposta foi sempre invariavelmente: “ Sim muito mais perigoso, pois na Net e sobretudo no Facebook qualquer pessoa pode inventar um nome, um e.mail e até afirmar que mora em determinada terra. Enquanto, anúncio em jornais ou em agência qualificadas, seus dados têm de ser corretos, confirmado por Bilhete de Identidade e Número de Contribuinte. Pode tentar esconder sua identidade ou local onde mora. Mas com os seus dados pessoais, será facilmente identificado.Antes de anunciar as dicas mais vulgares usadas por esses “playboys” (por cá chamam-se de chulos, por tentarem viver à custa de mulheres) e às “playgirls” que “sonham com coisas que o morro não tem” (ou são como aqui se diz, oferecidas, ou carenciadas).Vamos contar um caso que foi bem real, passado em determinada terra: “Certo indivíduo, que na Net se insinuou “Gestor de empresas”, conseguiu uma “incauta” do Facebook que foi na sua “Cantada”. Este indivíduo até disse à “incauta” que além de um bom emprego tinha um vivenda de dois andares e proprietário de vários apartamentos. Um belo dia a “incauta” apareceu-lhe em casa, que em vez de uma vivenda era um casebre numa vila abandonada, espera ordem camarária para ser demolida para construção nova. O tal “Gestor de empresas” era arrumador de carros pedido sempre uma “moedinha” aos automobilistas e até aos transeuntes que com ele cruzavam. Ainda tentou convencer a “incauta” que tinha vendido a anterior vivenda mas que estava a construir outra, ainda mais valiosa e levou-a a ver uma vivenda que estava em construção, mas que não era dele! E até que era proprietário de dois
apartamentos… Mas não a convenceu e ela desapareceu como chegou. É um fato real.Agora, as dicas mais usadas para “engatar” (convencer) uma “incauta” na Net e sobretudo no Facebook.
As dicas mais usadas: - “Tu apareceste na minha vida, como uma “alma gémea” que o destino meu deu para eu ser feliz, etc.,etc…
- “Tu tens o nome de minha falecida mulher que tanto amei (ou noiva ou mesmo namorada - tudo vale!!!) Foi o destino que me colocou no teu caminho. Tu és aquela que os anjos me mandaram para te conhecer, que me vais fazer feliz…
- Depois fazem uns versos (que servem para várias “incautas”) o mais babacas possíveis (pirosos ou corriqueiros). Às vezes até fazem efeito…
- Outros fazem “versos” e colocam-nos em vários locais, como uma pesca se tratasse a alguma pobre “incauta”…
Existem mais “dicas”, mas como “Burro” já estou ficando enjoado. Para terminar, por acaso encontrei um velho amigo, que ao falarmos deste trabalho, sorriu antes de responder:
- “Há muitos anos também pensei mudar de país, mas nunca para viver à custa de mulheres. Até já era aposentado e a reforma até dava para comer todos os dias e andar vestido decentemente (só para o aluguer de casa, é que era pior). Mas recusei, pois jamais queria que outros pensassem como eu penso de alguns: “Vai trabalhar Malandro, não vivas à custa de ninguém!”.
Cá o “Burro” deve voltar em breve a este assunto. Entretanto pensem que “caldos de galinha e cuidados, nunca fizeram mal e ninguém”.
“Neste mundo de inteligentes ser Burro é um privilégio”
Patadinhas e Patadas do vosso amigo, Visconde de Don “Mi-Burro”
Da Ilustre Casa de Equus Asinus